sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Identidade, cultura e resistência nas praticas musicais em Salvador e no Rio de Janeiro.Dia 04/11/2011

A atividade ligada à temática etnicidade foi de algum modo atrasada pelos desígnios dos deuses, pois pensada para ser realizada em meados do mês de Outubro a sua realização não foi possível devido a “n” motivos. Entretanto, sendo realizada no inicio do mês de Novembro, esta pode repercutir de for ainda mais positiva do que o desejado, já que este é o mês da Consciência Negra, a temática etnicidade coube como luva para proporcionar aos estudantes outra visão para as atividades celebradas no colégio na semana temática. Dito isto, podemos passar a atividade.
Para trabalhar a questão da etnicidade com os estudantes do segundo ano do ensino médio, pensamos trabalhar etnicidade = identidade, a partir daí podemos trabalhar outros conceitos como resistência cultural, contestação social e valorização da auto-estima do jovem via fortalecimento da sua identidade. Utilizamos a seguinte metodologia, utilização de vídeos extraídos do youtube, como O Canto da Cidade, Daniela Mercury e o Rap da Felicidade, Cidinho e Docá na tentativa de trazer outra realidade, mas que seja ao mesmo tempo próxima destes estudantes. E através do vídeo, onde houve projeção de imagens e das letras das músicas podemos abordar em sala de aula de forma interdisciplinar questões  da geografia, da história e do próprio português, como no contexto carioca e a ocupação desordenada dos morros e encostas, a explicação da origem do termo favela, a polissemia da letra da música da Daniela, além de trazer sempre que possível a discussão de alguns autores das Ciências Sociais.
Autores como  Kabengele Munanga e o seu texto sobre identidade cultura no Brasil, João Reis e a greve negra de 1857, discutindo assim todo o contexto do séc. XIX, revolta dos Malês, tornando próximo os conceitos de áreas afins das ciências humanas; introduzindo de forma tímida, com algumas provocações noções básicas de cultura do Laraia ou  mesmo quando necessário Gilberto Freyre se fez presente em nossa sala de aula.
A atividade foi desenvolvida da melhor forma possível, sem transtornos de qualquer natureza. Os estudantes acreditamos terem entendido a mensagem. Tentamos desenvolver a atividade com uma metodologia que pudesse seduzir o estudante, não o contrario, evitamos trabalhar conceitos distantes de sua realidade para que com o distanciamento de sua vida cotidiana estes estudantes se sentissem desmotivados com a disciplina Sociologia.
Referencia:
FREYRE, Gilberto. Casa-grande  & senzala. Rio de Janeiro, Ed. Record, 2000. (Introdução e Cap. 1).
REIS, João José. A greve negra de 1857 na Bahia. Revista USP, 18, 1993.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 19. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006, c1986. 117 p. (Antropologia social).
MUNANGA, Kabengele. Diversidade, etnicidade, identidade e cidadania.2003.  Acesso em: www.acaoeducativa.org/downloads/05diversidade.pdf;
Musicas: O Canto da Cidade, Daniela Mercury e; Rap da Felicidade Cidinho e Docá.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Atividade sobre redes sociais. 18 de novembro.

A atividade partiu da temática "Redes sociais na contemporaneidade"  onde descutimos com os educandos sobre a importância das redes sociais nosso cotidiano. A partir das conexões com a redes sociais as pessoas compartilham novidades de sua vida cotidiana, trocam opiniões, informações, namoram, fazem amizades, renovam velhos laços afetivos, acessam notícias nacionais e internacionais etc. Utilizam também para protestar contra abusos de poder como aconteceu nos países árabes desde o fim de 2010 onde ativistas tunisianos e egípcios usaram o Twintter e o Facebook para protestar contra a falta de democracia. Os protestos derrubaram os ditadores desses países, que estavam no poder a mais de 20 anos. Atualmente, cerca de 2 bilhões de pessoas têm acesso à internet, 30% da população mundial. No Brasil, de acordo com dados do IBGE, 68 milhões de brasileiros tinham acesso a internet em 2009. Os jovens de 15 a 17 anos continuam a ser os internautas mais assíduos no Brasil. Essa porcentagem chega a 71%. O acesso a rede é crescente, mais ainda é muito desigual. A maioria dos excluídos estava na África (94,3%) e na Ásia, especificamente, em Bangladesh, Camboja e Timor-Leste com exclusão de 98%.O Brasil lidera em volume com 68 milhões (36%) mais ainda esta na quarta posição comparada com Chile (50%), Argentina (49%) e Uruguai (38%). No Brasil foi lançado em 29 de Outubro de 2010, o Marco Regulatório da Internet, um meio de consulta à população com a finalidade de definir regras gerais para garantir direitos, deveres e responsabilidades quanto ao uso de internet no país. O objetivo desta atividade visa alertar aos nossos alunos não só a importância das redes como meio de comunicação como também em alertá-los sobre os perigos que há em informar dados pessoais que podem ser usados por outras pessoas mal intencionadas. Assim,consideramos que o saldo da nossa atividade foi bastante positivo.

 
 Referências
Questões sociais (internet): O mundo cai na rede e aprende como usá-lo. Guia do Estudante. Atualidades Vestibular+Enen. Editora Abril. 2012.
 IOLANTA, Marilda. AMIZADES LÍQUIDAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS
ELOS (INTER)SUBJETIVOS NOS WEBLOGS. Revista de história e estudos culturais. v.7,ano VII, n.2,maio/ago. 20010.
 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Atividade sobre Gênero. 07 de Outubro.

Nesta data trabalhamos com a temática: gênero. Repetindo a atividade que no ultimo ano foi um sucesso. Dando alicerce a aula, foi assistido por todos os bolsista, o vídeo do professor da UFMG Daniel Simião que trata da temática, dentre muitos dos seus argumentos utilizados no vídeo Simião cita Gloria Steinem  em: Se os homens menstruassem.
A aula foi pensada objetivando sua realização no auditório, porém por um pequeno problema tecnológico - leia-se vídeo corrompido - tivemos de expor da forma tradicional.
O tema foi tratado com base no esquema utilizado no ano passado, Refletindo sobre os conceitos: Papel de Gênero, Sexo, Gênero, Relação Sexual e Orientação Sexual. Todos os alunos receberam a xerox dos conceitos. Na lousa questões como classificação (mas e fem) como característica da cultura humana. O mundo sendo organizado entre estas classificações caracterizando as definições do papel de cada um na sociedade.
 Como disse-nos Lévi - Strauss em seu famoso exemplo do papel do homem e da mulher em sociedades tribais: "a mulher que era encarregada da semeadura e colheita dos alimentos e os homens da caça, mas que em outras sociedades com processos de desenvolvimento muito próximos os papeis podem ser invertidos". Atentando para observação que mesmo nestas sociedades existem elementos distintivos e que definem hierarquicamente uma sociedade. Tratando dos clãs de regiões vizinhas, atribuindo a cada clã um animal como ancestral, o clã A tendo como símbolo a águia e o clã B a serpente, como a águia voa, portanto esta no ar e acima da serpente que rasteja no solo, o clã A domina o B. Assim na sociedade ocidental dotada de valores predominantemente masculinos, os homens tem mais prestígio que as mulheres. No mundo do trabalho onde homens e mulheres ocupam o mesmo espaço, poucas são as profissões em que estes recebem os mesmo salários  Para criticar essa ordem é que Steinem escreve sua obra.
Foi abordado o papel da escola e da família como instituições dotadas da responsabilidade de formar o individuo solidário e tolerante. Atentando para o respeito com o outro, como para consigo mesmo.

Como prometido, segue a postagem do vídeo:




domingo, 25 de setembro de 2011

Atividade do dia 23 de Setembro

A temática da atividade desta ultima sexta foi cerca da Religião e a Ideologia, e como teóricos já trabalhados em sala de aula interpretam  essa temática. Nossos autores foram Marx, Durkheim e Weber, o objetivo não era entrar nas peculiaridades de cada religião, mas sim analisar de forma crítica o que essa palavra significa e representa na nossa sociedade. Um bom resultado e muitos questionamentos, em breve postaremos um material de apoio!! aguardem. Deixem seus comentários sobre o que acharam da atividade. Obrigado



Nossas Referencias:

ALVES, R. O que é religião. 17 ed. São Paulo: Brasiliense, 1999
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo.15ª ed. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais. 2000
MARX, K. A questão judaica. 2ª ed. São Paulo: Moraes, 1991
DURKHEIM, É. Religião e conhecimento In: Sociologia. 2ª ed. São Paulo: Ática,1981.

Atividade do dia 02 de Setembro

Nesta data trabalhamos com uma nova metodologia, utilizamos um texto em sala de aula e logo após debatemos o tema. Essa atividade tinha como principal objetivo aferir o grau de leitura dos alunos e a partir desse aspecto debater o conceito que estavamos tentando trabalhar. O texto escolhido esta na edição de dezembro de 2010 do periódico Le Monde Diplomatique Brasil "O espelho mágico do Facebook" onde o autor tenta abordar a ideologia presente nessa rede social. Aproveitando o texto debatemos o conceito de "ideologia" e como ela aparece na obra de Marx.. Os alunos interagiram muito bem e o resultado foi positivo para ambas as partes.

Nossas referencias: As belas mentiras, Maria de Lurdes Chagas
A ideologia Alemã, Karl Marx
Le Monde Diplomatique Brasil, dez. 2010.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Atividade sobre Violência e cultura de paz

Realizamos dia 05 de agosto com as turmas do 2° ano I e H uma atividade sobre violência, abordando a banalização da mesma e sua transformação em espetáculo televisivo, utilizamos duas musicas sobre o tema, palavras repetidas de autoria de Gabriel Pensador e Fé em Deus do rapper MC Duduzinho, ambas falam de diferentes perspectivas sobre nossa sociedade e a violência. Buscamos sensibilizar os estudantes para o drama humano por detrás dos espetáculos, utilizando a abordagem teórica de Karl Marx sobre a alienação. 

domingo, 31 de julho de 2011

Atividade Sobre Mídia e Sociedade

No dia 29 de Julho estivemos novamente no colégio, onde aplicamos a atividade sobre mídia e sociedade, na qual trabalhamos o papel das mídias impressas, (Jornais) na sociedade baiana, até que ponto a mídia é isenta de personalidade? Analisamos os 3 principais jornais da cidade e a partir daí abrimos um debate sobre o tema, no qual todos os alunos participaram, o resultado foi mais uma vez excelente. agradecemos a todos e até a próxima!!

Atividade Sobre o Meio Ambiente

No dia 17 de Junho estivemos mais uma vez no colégio Manoel Novaes, com a atividade sobre o meio ambiente, foi apresentado o vídeo "A história das coisas", onde a partir desse ponto começamos a debater a verdadeira cara do consumo e suas consequências, e como isso implica na vida em sociedade. Os alunos aprovaram a dinâmica e mais um bom resultado da atividade.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ENEM

Pessoal, atenção às inscrições para o ENEM, vão até dia 10 de junho, não deixem para a última hora. Alunos de escolas públicas não pagam a taxa. Todas as informações vocês encontram no endereço: http://enem.inep.gov.br/

Boa Sorte à Todos.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Próxima Atividade dos dia 08 e 10 de Junho

Olá amigos do PIBID Sociologia Manoel Novaes, nossa próxima atividade será dentro da semana do Meio Ambiente, a escola está com um variada programação, para aproveitar o tema o PIBID também estará realizando sua atividade relacionada ao assunto. Assim para a nossa próxima intervenção pedimos que os alunos assistam ao vídeo, chamado "história das coisas". Em sala de aula iremos debater e realizar nossa atividade baseada no vídeo, por isso é importante que todos vejam e anotem suas principais idéias. A professora dará maiores informações. Aguardamos à todos.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PIBID Convida

Para o III workshop de idéias PIBID-Sociologia "Bullying em ambiente escolar" com a professora Telma Brito Rocha especialista em bullying e cyberbullying. O evento ocorrerá no auditório do CRH na quarta-feira (01 de junho) às 11h da manhã e garantirá certificado ao público presente.  Aguardamos a presença de todos.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Corpo de Abdias será velado na Câmara de Vereadores do Rio

Cinzas do ex-senador serão levadas para o Quilombo dos Palmares                                                                                                                  Cinzas do ex-senador serão levadas para o Quilombo dos Palmares
O corpo do ex-senador Abdias Nascimento será velado a partir das 18h de amanhã, 26, na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, na Cinelândia, Centro da cidade. Na sexta-feira, 27, às 11h, o corpo seguirá para o crematório da Santa Casa de Misericórdia, no Caju, zona norte do Rio. Um dos maiores ativistas da luta pela cidadania dos negros no Brasil, Abdias Nascimento morreu às 22h50 da última segunda-feira, 23, no Hospital dos Servidores do Estado (HSE), aos 97 anos, vítima de complicações decorrentes de diabetes.
A cremação, agendada para as 13h30 de sexta-feira, será uma cerimônia restrita a familiares e amigospróximos. Em cumprimento a um desejo do próprio Abdias, suas cinzas serão levadas para a Serra da Barriga, em Alagoas, local do maior centro da resistência negra no Brasil, o Quilombo dos Palmares.
Nascido em 1914, no município de Franca (SP), Abdias Nascimento começou a luta pela igualdade racial ainda estudante, na capital paulista, onde em 1936 foi preso por protestar contra a exigência de entrar numa boate pela porta dos fundos, por ser negro. Em 1944, já vivendo no Rio de Janeiro, ele fundou o Teatro Experimental do Negro. Além de ator e dramaturgo, foi jornalista, escritor e artista plástico.
O ativista sofreu pressões durante a ditadura militar e ficou exilado 13 anos nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, Abdias Nascimento iniciou carreira política, foi deputado federal, nos anos 80, e senador, de 1991 a 1992 e de 1997 a 1999 pelo PDT.
A última homenagem em vida ao ex-senador foi a criação do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, lançado há 15 dias pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Com inscrições abertas até 19 de agosto, o prêmio vai contemplar as melhores reportagens sobre temas relacionados à população negra. (Fonte: Jornal A Tarde)

Projeto da Semana do Meio Ambiente do Colégio Manoel Novaes

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANOEL NOVAES

PROJETO INTERDISCIPLINAR


ü  TEMA: "A educação Ambiental: Uma Filosofia de Vida"

ü  OBJETIVO GERAL: Compreender os principais fatores que podem interferir no equilíbrio ambiental, proporcionando estratégias para a construção de um ambiente sustentável.

ü  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Conhecer a composição da atmosfera e o processo Aquecimento ambiental
  • Estudar os principais meios de poluição das águas e do solo;
  • Conhecer os principais meios de tratamento e reciclagem do lixo urbano;
  • Entender a influência da Revolução Industrial e evolução tecnológica na poluição ambiental.
  • Analisar as ações antrópicas no meio ambiente urbano.
ü  PÚBLICO-ALVO: Alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.
ü  ETAPAS:

·         Orientação dos professores;
·         Eleição do slogan/logotipo  para o projeto (06/06)
·         Exposição dos trabalhos (13, 14 e 15/06)

ü  METODOLOGIA:
           
            AÇÕES COLETIVAS:

Todas as turmas deverão realizar as seguintes atividades:

·         Solicitação a órgãos competentes da implantação de lixeiras para a coleta seletiva do lixo;

·          Lançamento do Jornal Ambiental – Membros de cada sala deverão integrar a equipe que confeccionará o jornal;

·          Construção projeto paisagístico – Limpeza e plantio de mudas de plantas em alguns espaços;

·         Gincana “Escola Limpa” – A conscientização de não jogar lixo nos espaços da escola (salas, corredores, etc.) para a conservação do ambiente;

·         Confecção de lixeiras para as salas de aula;

·         Realização da “QUADRILHA JUNINA SUSTENTÁVEL” - membros de cada sala, trajando roupas e acessórios reciclados;

·         Eleição do “REI E RAINHA DO MILHO SUSTENTÁVEL”. Um casal de cada sala desfilará trajando roupas e acessórios reciclados;

·         Concurso do slogan para o projeto – Cada sala se inscreverá com um slogan;

·         Concurso de paródias e poemas – cada sala se inscreverá com um poema ou paródia;

·         Construção de um blog para a publicação de fotos, vídeos, textos, etc;

·         Contribuição na ornamentação da escola para as festas juninas, reutilizando e reciclando materiais;

·         Exposição de alimentos alternativos, que proporcionam o aproveitamento integral, feitos de cascas, sementes, talos, etc.;

·         Elaboração de uma agenda de compromisso para a construção de um espaço escolar sustentável;

ü  AÇÕES INTERDISCIPLINARES POR SÉRIE:

1º ano
  
·         MATEMÁTICA: A matemática da conta de água; Análise quantitativa do lixo

·         FÍSICA: Poluição sonora (Acústica)

·         QUÍMICA: A química dos materiais (vidros, plásticos, etc.); Projeção do filme “Tiros em Colombine”; Mesa debatedora sobre: Convivência, conservação e política

·         BIOLOGIA: A importância da preservação dos cursos de água doce

·         LÍNGUA PORTUGUESA:

·         INGLÊS:

·         ARTES:

·         CIÊNCIAS HUMANAS: Catástrofes ambientais

2º ano

·         MATEMÁTICA: A matemática da conta de água

·         FÍSICA: Climatização; Sistemas de geração de energia

·         QUÍMICA: Projeção do filme “A história das coisas”; Mesa debatedora sobre: Consumo, reciclagem e economia

·         BIOLOGIA: Efeitos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente

·         LÍNGUA PORTUGUESA:

·         INGLÊS:

·         ARTES:

·         CIÊNCIAS HUMANAS: Ações antrópicas no meio ambiente urbano (produção de um documentário sobre alguns bairros de Salvador - História)

3º ano


·         MATEMÁTICA: Análise e interpretação de gráficos e tabelas envolvendo questões ambientais

·         FÍSICA: Iluminação da escola

·         QUÍMICA: Simulação ou apresentação de experimentos para a produção dePAPEL RECICLADO e SABÃO; Projeção do filme “HOME”; Mesa debatedora sobre: Sustentabilidade e saúde

·         BIOLOGIA: Aquecimento global: Causas, efeitos e soluções

·         LÍNGUA PORTUGUESA:

·         INGLÊS:

·         ARTES:

·         CIÊNCIAS HUMANAS: Meio Ambiente Urbano - Produção de um documentário sobre alguns bairros de Salvador. (História- formação sócio-cultural do Bairro/Geografia- Análise espacial/Filosofia e Sociologia-relações sociais e cidadania na comunidade.

ü  DATAS:

  1. Concurso do slogan/logotipo e parodia: 06/06
  1. Exposição:  13/06: 1º ano
     14/06: 2º ano
                            15/06: 3º ano

  1. Horário: 8:30  14:30  e 19:00 (inicio das atividades)
ü  AVALIAÇÃO:

  1. TOTAL: 4,0 pontos
  1. Ficha de avaliação (relatório) dos líderes da sala (1,0);
  1. Ficha de avaliação dos professores (3,0)

ü  OBSERVAÇÕES:

·         Os alunos serão avaliados pelos professores a respeito dos seguintes critérios: PONTUALIDADE, CRIATIVIDADE, ORGANIZAÇÃO, CONTEÚDO E LIMPEZA.

·         Por ser um projeto para a educação ambiental, é imprescindível que haja minimização na produção de lixo. Portanto, cada sala é responsável por:

- O destino dos materiais produzidos a instituições;
-A coleta seletiva de todo lixo produzido no trabalho e o seu encaminhamento para instituições de reciclagem ou estações de coleta seletiva.

·         A não obediência aos aspectos acima, implicará em perda de pontuação pela sala;

·         Todo material produzido (painéis, materiais reciclados, etc.) deverá estar identificado com a turma e turno;

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Aviso aos Alunos do Manoel Novaes

Olá amigos, gostaríamos de informar que devido a mudança de horário das turmas, estamos revendo nosso cronograma, assim nossas atividades serão remarcadas. Espero que as turmas anteriores sejam mantidas e que ocorra a oportunidade para novas turmas. Maiores informações serão postadas em breve.
Obrigado

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Aviso sobre o cancelamento da atividade de sexta

Olá amigos, devido a provável falta de alunos na sexta-feira na escola, estamos cancelando nossa atividade marcada, pois é importante estar todos os alunos presentes. Em breve estaremos divulgando a data da atividade.

Obrigado

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Atividade do dia 29 de Abril


Hoje o tema da nossa intervenção partiu da polêmica lei que proíbe as mulheres de usar o Niqah na França, a partir desse ponto desenvolvemos reflexões sobre o conceito de democracia, suas limitações e suas utilidades, para elucidar melhor, trabalhamos com vários  exemplos do nosso próprio país.  Vivemos hoje em um democracia social, econômica e política? Essas e várias outras perguntas fizeram parte da nossa atividade. Ao final avaliamos que o objetivo foi alcançado, fortalecendo a interação entre o projeto e a escola. Gostaríamos de agradecer a todos, e até a próxima.












Bibliografia recomendada:

ROSENFIELD, Denis. O que é Democracia, Coleção Primeiros Passos. Editora Brasiliense.
WEBER, Max. Estado e Sociedade.
MICHELS, Robert. Sociologia dos Partidos Políticos. Brasília: Editora da UNB.
ZVIRBLIS, Alberto Antonio. Democracia Participativa e opinião pública. SRS.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Estão abertas inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro 2011

Estão abertas as inscrições para a oitava sessão do Parlamento Jovem Brasileiro, programa que apresenta aos jovens a rotina dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados, difundindo o processo democrático e despertando a reflexão crítica e a representação política. De 16 a 30 de setembro, os jovens vão participar de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília. 

Para participar, é preciso enviar um projeto de lei até 20 de junho, ter entre 16 e 22 anos e estar regularmente matriculado e cursando o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio. A ficha de inscrição está disponível aqui no link em PDF ou em word. O interessado deve preencher a ficha e anexar o projeto de lei de sua autoria. Depois, é só entregar na escola, para que o material seja encaminhado ao coordenador do programa na Secretaria de Estado de Educação.

Os projetos de lei podem ser enviados de acordo com os seguintes temas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Na página do Parlamento Jovem (http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem) é possível fazer um curso a distância chamado “Como elaborar um Projeto de Lei”, especialmente desenvolvido para o Parlamento Jovem Brasileiro.

O Parlamento Jovem Brasileiro é uma iniciativa do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), que tem como presidente Nilene Badeca da Costa, secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

Informações pelo site: http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2011-1/manual-de-procedimentos-do-pjb-2011 .

E-mail para contato: parlamentojovem2011@gmail.com.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia do Livro 18 de Abril

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário. Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio. Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, a Cuca, e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos. Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil. Sugiro que todos vejam uma reportagem que já foi postada ano passado, em que há um debate sobre a obra de Monteiro Lobato, o Conselho Nacional de Educação e o Politicamente Correto. É um programa chamado "Entre Aspas" que aborda um assunto polêmico. Citações à personagem Tia Anastácia no livro 'Caçadas de Pedrinho', de Monteiro Lobato, foram consideradas racistas por especialistas. O Ministério da Educação estuda a proibição da obras nas escolas. A professora aposentada da Unicamp, Marisa Lajolo, é contra a advertência sobre o racismo do livro. Já Francisco Cordão, da CNE, diz que as escolas devem trabalhar o assunto.  

domingo, 17 de abril de 2011

Atividade do dia 15 de Abril

Passado quinze dias, voltamos com nossas atividades na escola, nesta última sexta-feira trabalhamos um assunto corrente que é o Bullying, com a participação especial da nossa colega Natália Figueroa que em breve estará organizando o próximo Workshop Pibid, sob o mesmo tema. Falar sobre esse assunto nunca é fácil, normalmente expor um caso é constrangedor, pensando nisso nós bolsistas aplicamos um questionário onde o aluno além de responder perguntas relacionadas à temática,  teve a possibilidade de relatar casos pessoais de bullying, para nossa surpresa além de responderem, muitos se sentiram a vontade para questionar e esclarecer as possíveis dúvidas. A importância desse tema para o ambiente escolar é fundamental, a sociologia através da compreensão do social contribui perfeitamente para esclarecer esse problema que infelizmente afeta nossas escolas. Ao final soma-se mais um resultado positivo das atividades do pibid. Obrigado pela presença de todos e até a próxima.