COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANOEL NOVAES
PROJETO INTERDISCIPLINAR
ü TEMA: "A educação Ambiental: Uma Filosofia de Vida"
ü OBJETIVO GERAL: Compreender os principais fatores que podem interferir no equilíbrio ambiental, proporcionando estratégias para a construção de um ambiente sustentável.
ü OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer a composição da atmosfera e o processo Aquecimento ambiental
- Estudar os principais meios de poluição das águas e do solo;
- Conhecer os principais meios de tratamento e reciclagem do lixo urbano;
- Entender a influência da Revolução Industrial e evolução tecnológica na poluição ambiental.
- Analisar as ações antrópicas no meio ambiente urbano.
ü PÚBLICO-ALVO: Alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.
ü ETAPAS:
· Orientação dos professores;
· Eleição do slogan/logotipo para o projeto (06/06)
· Exposição dos trabalhos (13, 14 e 15/06)
ü METODOLOGIA:
AÇÕES COLETIVAS:
Todas as turmas deverão realizar as seguintes atividades:
· Solicitação a órgãos competentes da implantação de lixeiras para a coleta seletiva do lixo;
· Lançamento do Jornal Ambiental – Membros de cada sala deverão integrar a equipe que confeccionará o jornal;
· Construção projeto paisagístico – Limpeza e plantio de mudas de plantas em alguns espaços;
· Gincana “Escola Limpa” – A conscientização de não jogar lixo nos espaços da escola (salas, corredores, etc.) para a conservação do ambiente;
· Confecção de lixeiras para as salas de aula;
· Realização da “QUADRILHA JUNINA SUSTENTÁVEL” - membros de cada sala, trajando roupas e acessórios reciclados;
· Eleição do “REI E RAINHA DO MILHO SUSTENTÁVEL”. Um casal de cada sala desfilará trajando roupas e acessórios reciclados;
· Concurso do slogan para o projeto – Cada sala se inscreverá com um slogan;
· Concurso de paródias e poemas – cada sala se inscreverá com um poema ou paródia;
· Construção de um blog para a publicação de fotos, vídeos, textos, etc;
· Contribuição na ornamentação da escola para as festas juninas, reutilizando e reciclando materiais;
· Exposição de alimentos alternativos, que proporcionam o aproveitamento integral, feitos de cascas, sementes, talos, etc.;
· Elaboração de uma agenda de compromisso para a construção de um espaço escolar sustentável;
ü AÇÕES INTERDISCIPLINARES POR SÉRIE:
1º ano
· MATEMÁTICA: A matemática da conta de água; Análise quantitativa do lixo
· FÍSICA: Poluição sonora (Acústica)
· QUÍMICA: A química dos materiais (vidros, plásticos, etc.); Projeção do filme “Tiros em Colombine”; Mesa debatedora sobre: Convivência, conservação e política
· BIOLOGIA: A importância da preservação dos cursos de água doce
· LÍNGUA PORTUGUESA:
· INGLÊS:
· ARTES:
· CIÊNCIAS HUMANAS: Catástrofes ambientais
2º ano
· MATEMÁTICA: A matemática da conta de água
· FÍSICA: Climatização; Sistemas de geração de energia
· QUÍMICA: Projeção do filme “A história das coisas”; Mesa debatedora sobre: Consumo, reciclagem e economia
· BIOLOGIA: Efeitos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente
· LÍNGUA PORTUGUESA:
· INGLÊS:
· ARTES:
· CIÊNCIAS HUMANAS: Ações antrópicas no meio ambiente urbano (produção de um documentário sobre alguns bairros de Salvador - História)
3º ano
· MATEMÁTICA: Análise e interpretação de gráficos e tabelas envolvendo questões ambientais
· FÍSICA: Iluminação da escola
· QUÍMICA: Simulação ou apresentação de experimentos para a produção dePAPEL RECICLADO e SABÃO; Projeção do filme “HOME”; Mesa debatedora sobre: Sustentabilidade e saúde
· BIOLOGIA: Aquecimento global: Causas, efeitos e soluções
· LÍNGUA PORTUGUESA:
· INGLÊS:
· ARTES:
· CIÊNCIAS HUMANAS: Meio Ambiente Urbano - Produção de um documentário sobre alguns bairros de Salvador. (História- formação sócio-cultural do Bairro/Geografia- Análise espacial/Filosofia e Sociologia-relações sociais e cidadania na comunidade.
ü DATAS:
- Concurso do slogan/logotipo e parodia: 06/06
- Exposição: 13/06: 1º ano
14/06: 2º ano
15/06: 3º ano
- Horário: 8:30 14:30 e 19:00 (inicio das atividades)
ü AVALIAÇÃO:
- TOTAL: 4,0 pontos
- Ficha de avaliação (relatório) dos líderes da sala (1,0);
- Ficha de avaliação dos professores (3,0)
ü OBSERVAÇÕES:
· Os alunos serão avaliados pelos professores a respeito dos seguintes critérios: PONTUALIDADE, CRIATIVIDADE, ORGANIZAÇÃO, CONTEÚDO E LIMPEZA.
· Por ser um projeto para a educação ambiental, é imprescindível que haja minimização na produção de lixo. Portanto, cada sala é responsável por:
- O destino dos materiais produzidos a instituições;
-A coleta seletiva de todo lixo produzido no trabalho e o seu encaminhamento para instituições de reciclagem ou estações de coleta seletiva.
· A não obediência aos aspectos acima, implicará em perda de pontuação pela sala;
· Todo material produzido (painéis, materiais reciclados, etc.) deverá estar identificado com a turma e turno;
Nenhum comentário:
Postar um comentário