quarta-feira, 25 de maio de 2011

Projeto da Semana do Meio Ambiente do Colégio Manoel Novaes

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANOEL NOVAES

PROJETO INTERDISCIPLINAR


ü  TEMA: "A educação Ambiental: Uma Filosofia de Vida"

ü  OBJETIVO GERAL: Compreender os principais fatores que podem interferir no equilíbrio ambiental, proporcionando estratégias para a construção de um ambiente sustentável.

ü  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Conhecer a composição da atmosfera e o processo Aquecimento ambiental
  • Estudar os principais meios de poluição das águas e do solo;
  • Conhecer os principais meios de tratamento e reciclagem do lixo urbano;
  • Entender a influência da Revolução Industrial e evolução tecnológica na poluição ambiental.
  • Analisar as ações antrópicas no meio ambiente urbano.
ü  PÚBLICO-ALVO: Alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.
ü  ETAPAS:

·         Orientação dos professores;
·         Eleição do slogan/logotipo  para o projeto (06/06)
·         Exposição dos trabalhos (13, 14 e 15/06)

ü  METODOLOGIA:
           
            AÇÕES COLETIVAS:

Todas as turmas deverão realizar as seguintes atividades:

·         Solicitação a órgãos competentes da implantação de lixeiras para a coleta seletiva do lixo;

·          Lançamento do Jornal Ambiental – Membros de cada sala deverão integrar a equipe que confeccionará o jornal;

·          Construção projeto paisagístico – Limpeza e plantio de mudas de plantas em alguns espaços;

·         Gincana “Escola Limpa” – A conscientização de não jogar lixo nos espaços da escola (salas, corredores, etc.) para a conservação do ambiente;

·         Confecção de lixeiras para as salas de aula;

·         Realização da “QUADRILHA JUNINA SUSTENTÁVEL” - membros de cada sala, trajando roupas e acessórios reciclados;

·         Eleição do “REI E RAINHA DO MILHO SUSTENTÁVEL”. Um casal de cada sala desfilará trajando roupas e acessórios reciclados;

·         Concurso do slogan para o projeto – Cada sala se inscreverá com um slogan;

·         Concurso de paródias e poemas – cada sala se inscreverá com um poema ou paródia;

·         Construção de um blog para a publicação de fotos, vídeos, textos, etc;

·         Contribuição na ornamentação da escola para as festas juninas, reutilizando e reciclando materiais;

·         Exposição de alimentos alternativos, que proporcionam o aproveitamento integral, feitos de cascas, sementes, talos, etc.;

·         Elaboração de uma agenda de compromisso para a construção de um espaço escolar sustentável;

ü  AÇÕES INTERDISCIPLINARES POR SÉRIE:

1º ano
  
·         MATEMÁTICA: A matemática da conta de água; Análise quantitativa do lixo

·         FÍSICA: Poluição sonora (Acústica)

·         QUÍMICA: A química dos materiais (vidros, plásticos, etc.); Projeção do filme “Tiros em Colombine”; Mesa debatedora sobre: Convivência, conservação e política

·         BIOLOGIA: A importância da preservação dos cursos de água doce

·         LÍNGUA PORTUGUESA:

·         INGLÊS:

·         ARTES:

·         CIÊNCIAS HUMANAS: Catástrofes ambientais

2º ano

·         MATEMÁTICA: A matemática da conta de água

·         FÍSICA: Climatização; Sistemas de geração de energia

·         QUÍMICA: Projeção do filme “A história das coisas”; Mesa debatedora sobre: Consumo, reciclagem e economia

·         BIOLOGIA: Efeitos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente

·         LÍNGUA PORTUGUESA:

·         INGLÊS:

·         ARTES:

·         CIÊNCIAS HUMANAS: Ações antrópicas no meio ambiente urbano (produção de um documentário sobre alguns bairros de Salvador - História)

3º ano


·         MATEMÁTICA: Análise e interpretação de gráficos e tabelas envolvendo questões ambientais

·         FÍSICA: Iluminação da escola

·         QUÍMICA: Simulação ou apresentação de experimentos para a produção dePAPEL RECICLADO e SABÃO; Projeção do filme “HOME”; Mesa debatedora sobre: Sustentabilidade e saúde

·         BIOLOGIA: Aquecimento global: Causas, efeitos e soluções

·         LÍNGUA PORTUGUESA:

·         INGLÊS:

·         ARTES:

·         CIÊNCIAS HUMANAS: Meio Ambiente Urbano - Produção de um documentário sobre alguns bairros de Salvador. (História- formação sócio-cultural do Bairro/Geografia- Análise espacial/Filosofia e Sociologia-relações sociais e cidadania na comunidade.

ü  DATAS:

  1. Concurso do slogan/logotipo e parodia: 06/06
  1. Exposição:  13/06: 1º ano
     14/06: 2º ano
                            15/06: 3º ano

  1. Horário: 8:30  14:30  e 19:00 (inicio das atividades)
ü  AVALIAÇÃO:

  1. TOTAL: 4,0 pontos
  1. Ficha de avaliação (relatório) dos líderes da sala (1,0);
  1. Ficha de avaliação dos professores (3,0)

ü  OBSERVAÇÕES:

·         Os alunos serão avaliados pelos professores a respeito dos seguintes critérios: PONTUALIDADE, CRIATIVIDADE, ORGANIZAÇÃO, CONTEÚDO E LIMPEZA.

·         Por ser um projeto para a educação ambiental, é imprescindível que haja minimização na produção de lixo. Portanto, cada sala é responsável por:

- O destino dos materiais produzidos a instituições;
-A coleta seletiva de todo lixo produzido no trabalho e o seu encaminhamento para instituições de reciclagem ou estações de coleta seletiva.

·         A não obediência aos aspectos acima, implicará em perda de pontuação pela sala;

·         Todo material produzido (painéis, materiais reciclados, etc.) deverá estar identificado com a turma e turno;

Nenhum comentário:

Postar um comentário