A atividade partiu da temática "Redes sociais na contemporaneidade" onde descutimos com os educandos sobre a importância das redes sociais nosso cotidiano. A partir das conexões com a redes sociais as pessoas compartilham novidades de sua vida cotidiana, trocam opiniões, informações, namoram, fazem amizades, renovam velhos laços afetivos, acessam notícias nacionais e internacionais etc. Utilizam também para protestar contra abusos de poder como aconteceu nos países árabes desde o fim de 2010 onde ativistas tunisianos e egípcios usaram o Twintter e o Facebook para protestar contra a falta de democracia. Os protestos derrubaram os ditadores desses países, que estavam no poder a mais de 20 anos. Atualmente, cerca de 2 bilhões de pessoas têm acesso à internet, 30% da população mundial. No Brasil, de acordo com dados do IBGE, 68 milhões de brasileiros tinham acesso a internet em 2009. Os jovens de 15 a 17 anos continuam a ser os internautas mais assíduos no Brasil. Essa porcentagem chega a 71%. O acesso a rede é crescente, mais ainda é muito desigual. A maioria dos excluídos estava na África (94,3%) e na Ásia, especificamente, em Bangladesh, Camboja e Timor-Leste com exclusão de 98%.O Brasil lidera em volume com 68 milhões (36%) mais ainda esta na quarta posição comparada com Chile (50%), Argentina (49%) e Uruguai (38%). No Brasil foi lançado em 29 de Outubro de 2010, o Marco Regulatório da Internet, um meio de consulta à população com a finalidade de definir regras gerais para garantir direitos, deveres e responsabilidades quanto ao uso de internet no país. O objetivo desta atividade visa alertar aos nossos alunos não só a importância das redes como meio de comunicação como também em alertá-los sobre os perigos que há em informar dados pessoais que podem ser usados por outras pessoas mal intencionadas. Assim,consideramos que o saldo da nossa atividade foi bastante positivo.
Referências
Questões sociais (internet): O mundo cai na rede e aprende como usá-lo. Guia do Estudante. Atualidades Vestibular+Enen. Editora Abril. 2012.
IOLANTA, Marilda. AMIZADES LÍQUIDAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS
ELOS (INTER)SUBJETIVOS NOS WEBLOGS. Revista de história e estudos culturais. v.7,ano VII, n.2,maio/ago. 20010.
ELOS (INTER)SUBJETIVOS NOS WEBLOGS. Revista de história e estudos culturais. v.7,ano VII, n.2,maio/ago. 20010.
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